Instagram

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Pos parto e atividade física!

Sao 9 meses passando por milhares de mudancas no nosso corpo... o abdomen estica, os seios triplicam de peso, o quadril alarga... 
E ai , é só o bebê nascer que a gte já quer o corpinho no lugar de novo! Mas nessa hora, não dá pra ter pressa... pense bem: se o corpo levou em média 40 semanas pra estar assim, não vai ser de um dia pro outro que suas formas voltarão a ser como antes.
É claro que tudo depende da estrutura de cada pessoa... Se foi ou não uma grávida sedentária. .. Se engordou além do normal ou se manteve o peso certo... Mas, em geral o corpo volta ao normal aos poucos.



A pergunta que não quer calar é:

Quando posso voltar a fazer atividades físicas?  

Tudo depende da avaliação do seu médico.  Se o parto foi natural, a liberação é mais rápida. ... a cesarea requer um pouco mais de cuidados por conta dos pontos. Se tudo estiver bem, normalmente temos para:

- parto normal – 30 a 40 dias

- parto cesárea – 45 a 60 dias

Mas isso não significa que você vai estar disposta a voltar a rotina de academia... Geralmente,  as mamaes estão exaustas... É uma fase nova, de adaptação. .. São noites em claro dando de mamá,  tentando desvendar os chorinho do bebê,  é um cansaço sem fim...

Não se cobre nessa fase... coloque na cabeça que esse é o momento do seu pequeno! Você deve estar bem alimentada e descansar o máximo que conseguir.

Eu só fui tomar coragem de começar na academia quando meu pequeno fez 4 meses... antes, eu não tinha pique... estava num momento mamãe 24 horas por dia! Mas, por mais que eu estivesse perdendo peso com a alimentação equilibrada,  meu abdômen estava super flácido,  as coxas cheias de celulite...  eu precisava me cuidar! 

E aí, vieram as dúvidas. .. qual atividade escolher? O que fazer com o bebê?  Será que eu vou dar conta de tudo? Vou ter coragem de "abandonar" o pequeno?

Bom, por indicação de uma amiga fui procurar uma Personal pra me orientar nesse início. .. Como eu nunca tinha feito musculação,  eu precisaria mesmo ser orientada sobre o que fazer ... afinal de contas, não podia abusar e correr o risco do leite secar e nem de me lesionar. E foi assim que dei o pontapé inicial nas atividades físicas. .. Como a  academia fica embaixo do meu prédio, ficou mais fácil desgrudar da cria e tirar 1 hora pra cuidar de mim...
A gte se sente meio culpada por estar deixando o filho e indo malhar... mas isso é bobagem... afinal,  você está cuidando da saúde da mãe dele! 

É super importante ser orientado por um bom profissional ... Como o corpo está passando por muitas mudanças (físicas e hormonais ) , é essencial ter cuidados específicos. 

Comece aos poucos... alimente - se bem e beba muita água!  Espante a preguiça e vá cuidar de você!  Garanto que vai ser sua terapia diária! Você merece esse cuidado!


 Dicas de Exercícios pós-parto:
💪De 15 a 30 dias: procure não malhar, mas não fique deitada ou parada dentro de casa. Procure fazer pequenas caminhadas (passeios com o bebê até a praça, por exemplo). Esta pequena atividade já começa a ajudar acelerar o metabolismo favorecendo a eliminação de calorias.
💪A partir de 30 dias: neste período atividades leves como, caminhada, alongamento, hidroginástica e exercícios de fortalecimento do abdômen, região lombar e assoalho pélvico.
💪A partir de 60 dias: neste período já é possível praticar atividade física moderada, sem abusos. Ioga, pilates, musculação com carga leve e séries curtas, pedalar em ergométrica sem carga e natação são algumas atividades que podem ser praticadas neste período.
💪A partir de 90 dias já é possível realizar atividades mais vigorosas e com maior intensidade. Não precisa necessariamente ser musculação. .. Pode ser aula de dança, corrida , localizada. .. o importante é você se sentir bem!


Fonte: http://saudedagestante.blogspot.com.br/2010/06/atividade-fisica-pos-parto-uma-questao.html?m=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário